sábado, 30 de setembro de 2017

O Percurso da Revista Interlinguagens


 Ruth Mara Buffa
Editora e Líder do Grupo de Pesquisas

O início do séc. XXI exigiu  das Universidades uma maior visibilidade de suas ações enquanto participantes ativas da comunidade, fosse ela local, regional, nacional ou internacional. Para cumprir essa nova demanda, surgiu a Plataforma Lattes, onde os pesquisadores poderiam registrar seus currículos, divulgando suas atividades acadêmicas.Surgiu, igualmente, a necessidade de formação de grupos de pesquisas nas Universidades, com a finalidade de facilitar a divulgação de ações de áreas específicas do conhecimento. A UNICENTRO, naquela época, ainda contava com um número reduzido de pesquisadores que publicavam constantemente seus trabalhos e, mesmo assim, de forma difusa nas poucas publicações disponíveis. Algumas tentativas de formação de grupos de pesquisas foram feitas em torno desses pesquisadores, mas logo se percebeu que a inexperiência da maioria dos docentes em levar adiante procedimentos dessa natureza dificultava  o progresso dos grupos, tão diversos em suas formações, quanto numerosos em participantes. Optou-se, então, pela criação de grupos menores formados por pesquisadores com interesses mais específicos em suas áreas de atuação e que pudessem gerenciar suas publicações, direcionando-as a um determinado publico-alvo.  Foi sob essa perspectiva que surgiu, em 2009 o Grupo de Pesquisas "Análise Linguística e Processos de Aquisição em Língua Materna e Língua Estrangeira", vinculado ao Departamento de Letras (DELET) no Campus de Irati.
Contando com um número reduzido de docentes, o grupo sentiu a necessidade de criar um veículo próprio para divulgar e disseminar suas produções acadêmicas, visto que a escassez de publicações na área de Letras, naquela época, era muito grande. Foi assim que, em 2010, após um longo aprendizado sobre os procedimentos necessários para publicação on-line, o grupo lança a primeira edição da Revista Interlinguagens, a qual contava com alguns artigos produzidos exclusivamente por seus membros, à época. Entre os anos de 2010 e 2015 a Revista contou com uma edição anual, o que lhe conferiu visibilidade nas instâncias competentes pela qualidade dos trabalhos ali apresentados. Não estávamos mais publicando somente artigos domésticos; a adesão de colegas pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior e o ingresso de novos membros ao Grupo de Pesquisas, conferiram à Revista Interlinguagens o nível C na classificação  Qualis. Em 2016 atingimos o nível B devido ao número de edições publicadas naquele ano: foram 03 inserções on-line para acomodar um número expressivo de trabalhos relacionados ao grupo. Já a algum tempo vínhamos publicando trabalhos de qualidade de nossos orientandos de Trabalho de Conclusão de Curso, mas nesse ano tivemos o privilégio de publicar, igualmente, os Anais do Seminário de Estudos em Letras (SEL), promovido pelo DELET/I.
Neste ano de 2017 compreendemos que já era hora de empreender novas modificações no formato e no propósito da Revista, agora B5. As publicações não mais estavam vinculadas somente ao Grupo de Pesquisas, pois contavam com  um número expressivo de colaboradores. Além do mais, as plataformas de publicação tornaram-se veículos dispendiosos e de difícil acesso para consultas e publicações devido à alta demanda por disseminação de trabalhos acadêmicos. Iniciamos, assim, com a criação do blogspot uma nova forma de divulgação para que os trabalhos anteriormente publicados estejam à disposição de seus autores quando lhes aprouver e que novos trabalhos sejam socializados com rapidez e facilidade de consulta.
Bom trabalho a todos nesse novo ambiente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Percurso da Revista Interlinguagens

  Ruth Mara Buffa Editora e Líder do Grupo de Pesquisas O início do séc. XXI exigiu  das Universidades uma maior visibilidade de s...